Filtrer
Rayons
Éditeurs
Langues
Formats
Miguel Botelho
-
ESTAÇÃO SECA, diário, seguido de TOPOGRAFIA
Miguel Botelho
- INDEX ebooks
- 5 Décembre 2015
- 9789898575494
"Escorres lentamente pelas ruas da noite, à procura do que sabes que não encontras. Porque em todos os passeios, nas esquinas incendiadas pelos projetores dos nebulosos candeeiros, a vida expõe-se como uma ferida aberta, uma chaga à espera de um lábio, uma garganta atravessada por espinhos rugosos como dedos, e tu vês esses retratos do teu anverso com um misto de fascínio e horror, de ternura e abjeção. És uma madrugada que se esqueceu de amanhecer."
-
Uma nova e emocionante seleção de contos de Miguel Botelho, a que é impossível ficar indiferente.
"A única coisa que J. verdadeiramente queria, agora como na maior parte do tempo, era fazer uma pequena pausa. Um momento de suspensão. Um esvaziamento súbito e breve. Um oceano oco e tranquilo que o envolvesse. Apenas a reverberação do silêncio. J., fechando momentaneamente os olhos, quase podia sentir uma serenidade fresca e aconchegante trepar-lhe pelo pescoço, subir pelas faces e redemoinhar-lhe nas têmporas." -
Dezasseis Poemas de Ausência, Amor e Despedida
Miguel Botelho
- INDEX ebooks
- 22 Avril 2017
- 9789898575814
É na sua poesia que Miguel Botelho mais se desvenda ou se oferece. "Poemas de Ausência, Amor e Despedida" são a história do amor e da vida ou, nas palavras do autor: "O amor aspira à implacável delicadeza do ocaso".
-
Miguel Botelho traz-nos até ao mundo das mulheres, as mulheres da sua vida. "Estou na ponte-cais à espera do último barco para a Catembe. Adeus Xilunguine. Vou desaparecer. Tenho quarenta e cinco anos e um casamento desfeito. Trago num saco de mão o cadáver de tudo o que um homem me deu nos últimos vinte anos. Trago amarrotadas, num lenço que prendo ao punho da camisola, as lágrimas que choro há três dias e três noites. Trago soltos, ao vento, os filhos que não me deram e os que perdi. E espero, carregando toda essa bagagem de ternura e angústia, o último barco para o lado que não conheço, que é só o que me resta."
-
Elvis sobre a Baía de Guanabara e Outras Histórias
Miguel Botelho
- INDEX ebooks
- 24 Juin 2013
- 9789898575272
Uma coletânea de contos de temática gay em que a ausência ou a solidão imperam, apenas interrompidas aqui e ali por uma amizade invulgar (Jony, o vietnamita) ou por um lampejo de amor que se desvanece rapidamente (Quatro canções). No entanto, apesar da coerência temática e de estilo, não existe monotonia. Uns contos são mais compridos, outros mais curtos, uns mais concretos, outros mais vagos, uns mais sensuais, outros mais românticos... e, para apurar o "tempero", alguns são mais inesperados (Santa Fe) e outros mais loucos e divertidos (Elvis)!
"Corro à janela, a tempo de ver a fugaz e esvoaçante figura de Elvis desaparecer para os lados do Arpoador. Volto à cama. Sacudo os restos da mancha vazia e acastanhada, e aliso o lençol no lado da cama que não ocupo. Fecho os olhos e sinto-me sereno. Sereno e satisfeito, pela certeza de que vi Elvis voar, vivo e reluzente aos primeiros raios de sol do dia, sobre a Baía de Guanabara." -
Miguel Botelho reúne neste volume as suas letras para fados, numa singela homenagem a uma pessoa muito especial que o ensinou a amar o fado.